“Onde investir meu dinheiro?” é uma dúvida comum. E uma das maiores preocupações de quem está começando a segurança. A boa notícia é que existem inúmeras opções de investimentos seguros no mercado e nós listamos as nossas favoritas para você.
- Como começar a investir e evitar os principais erros?
- Reserva de emergência: o que é e como fazer a sua?
Essa seria uma ótima introdução para divulgar um app de investimentos. Mas não faremos isso. A nossa intenção é apresentar sugestões e explicar como elas funcionam. Sem propagandas. A escolha do app ou banco onde você vai injetar o seu dinheiro é toda sua.
Perfil de investidor: quem eu sou na hora de investir?
Primeiramente, devemos estar na mesma página sobre segurança. Afinal, o que é segurança para um, pode não ser para outro. Portanto, se você ainda não conhece o seu perfil de investidor, está na hora de descobrir.
- Devagar e sempre: Você tem baixa tolerância ao risco. Por essa razão, prefere investimentos mais seguros, ainda que eles ofereçam menos rentabilidade. Renda fixa combina bem com o seu estilo.
- Equilíbrio é tudo: Você até assume alguns riscos em troca de mais rentabilidade, desde que sejam controlados. A renda variável pode entrar na dança, mas representa uma fatia pequena dos investimentos.
- Quanto mais rápido, melhor: Quando há chance de rentabilidade alta, você topa riscos elevados, ainda que não haja previsibilidade nos resultados. Sabe que pode perder parte ou todo recurso investido, mas não deixa de investir por isso.
Essa descrição te ajuda a entender em qual categoria você está e, melhor, onde você pode investir. Caso queira uma análise mais profunda, não se preocupe. Grande parte das plataformas de investimentos e bancos possuem um teste para os usuários.
A verdade é que nem todos os investimentos são para todos investidores. Se um sujeito conservador (o nosso “devagar e sempre”) arriscar um patrimônio alto em criptomoedas, ele certamente perderá a paz — talvez o dinheiro também.
Veja aqui como aprender sobre investimentos no blog da Organizze!
Onde investir meu dinheiro?
Agora que você conhece o seu perfil de investidor, vamos ao que importa. Abaixo, listamos opções de investimento seguras para você. Naturalmente, deixamos de lado a renda variável. Se você é do grupo “quanto mais rápido, melhor”, fique tranquilo. Falaremos dela em outro artigo.
1. Tesouro Direto (títulos do governo)
Nesse caso, o emissor é o governo federal. Com valores iniciais de investimento muito acessíveis, esse tipo de renda fixa conta com títulos prefixados (como o Tesouro Prefixado) e títulos pós-fixados (como Tesouro Selic e Tesouro IPCA+).
2. CDBs e RDBs
Os CDB, Certificados de Depósito Bancário, e os RDBs, Recibos de Depósito Financeiro, são emitidos por bancos comerciais, bancos de investimentos, sociedades de crédito, sociedades de financiamento e cooperativas de crédito.
Em ambos os casos, o cliente está “emprestando” dinheiro para a instituição. No primeiro, há liquidez diária e, no segundo, não há liquidez nenhuma — o dinheiro pode ser resgatado somente no vencimento da aplicação.
3. Debêntures e Notas Promissórias
Quando o investidor compra uma debênture ou uma nota promissória, é como se ele “emprestasse” o dinheiro para uma empresa durante um período. Consequentemente, ele aceita receber o valor inicial acrescido de juros pré-determinados.
4. LCIs e LCAs
As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) são títulos que reúnem recursos com foco no desenvolvimento do setor imobiliário e do agronegócio, respectivamente. Assim como a opção anterior, funciona na mesma lógica de empréstimo.
5. Fundos de investimento
Fundos de investimentos são aplicações coletivas nas quais os investidores adquirem pequenas partes do fundo chamadas “cotas”. Nesse caso, existem profissionais que são responsáveis por construir e manter um portfólio diversificado de aplicações em cada fundo.
Quais aplicativos usar para investir?
Mencionamos que plataformas de investimento não seriam recomendadas nesse artigo. E não vão. Mas se você continua com a pergunta “onde investir meu dinheiro”, agora focada em apps, vamos te ajudar. E isso é apenas uma bússola.
Para começar, é importante que você saiba que a maioria dos bancos oferecem opções de investimentos. Não daquele jeito tradicional, com rentabilidades baixíssimas e conversas com o gerente. É tudo pelo aplicativo. E você pode encontrar renda fixa e variável.
Possivelmente, há bancos por aí que fogem à regra. Mas essa é uma tendência de mercado. Quer alguns exemplos de bancos que te permitem investir?
- Banco do Brasil;
- Bradesco;
- Itaú;
- Caixa;
- Bradesco;
- Banco Inter;
- Nubank;
- C6 Bank;
- Next.
Há também plataformas de investimentos, que são exclusivamente dedicadas a isso. Não vamos debater quais são melhores para renda variável e quais são melhores para renda fixa. Mas aqui vai as opções mais populares do mercado:
- Tesouro Direto (plataforma do governo);
- Clear;
- NuInvest (finada Easynvest);
- XP Investimentos;
- Toro Investimentos;
- Rico Corretora;
- Modalmais.
Se você caiu de paraquedas por aqui e ainda não sabe muito bem o que é renda fixa e o que é renda variável, temos um convite a te fazer. Em uma outra oportunidade, elaboramos um artigo que responde essas dúvidas com tudo o que você precisa saber. Que tal dar uma lida? 😀
Deixe uma Resposta