Open Banking: o que é, como funciona e os benefícios da tecnologia

O Open Banking é uma revolução no setor financeiro que agrega autonomia para os consumidores. Confira mais sobre o assunto aqui!

Pessoa tocando nas letras de open banking

Você já ouviu falar sobre o Open Banking? Uma revolução no setor financeiro, ele está trazendo mais autonomia e opções personalizadas para os consumidores. 

O Open Banking permite que os serviços de pagamento de terceiros e outros prestadores de serviços financeiros acessem transações bancárias e outros dados e informações de bancos e instituições financeiras. 

Isso pode fazer com que você tenha mais controle sobre as informações financeiras e personalize ainda mais os serviços que você usa no banco fazendo com que as necessidades sejam atendidas. 

Legal, não é mesmo? Mas para te ajudar a entender melhor sobre o Open Banking que preparei este artigo completo. Continue a leitura e confira!

O que é e como funciona o Open Banking?

O Open Banking é um sistema que permite que os seus dados bancários sejam compartilhados entre diferentes instituições financeiras e provedores terceirizados de forma segura mediante o seu consentimento. 

Por meio das Interfaces de Programação de Aplicações (API) seguras, a tecnologia possibilita que os seus dados que tradicionalmente ficaram isolados em um único banco, agora possam ser usados para proporcionar benefícios para você. 

Além disso, o Open Banking melhora a transparência e maior controle do cliente sobre os dados financeiros, com a permissão de acesso aos consumidores a uma gama maior de serviços e aplicações financeiras, sem deixar de lado as medidas de segurança. 

Leia também: Melhor banco digital: como escolher? Compare 10 opções

Quais os benefícios do Open Banking?

Vimos que o Open Banking é uma tecnologia que visa aprimorar a experiência do cliente com transações mais transparentes, além de impulsionar uma gama de produtos e serviços financeiros mais personalizados. 

Mas o serviço também apresenta outros benefícios. Confira a seguir: 

Controle e personalização

Um dos melhores benefícios do Open Banking é a capacidade de personalização de experiências financeiras. 

Ao permitir que você compartilhe os seus dados, os bancos e outras instituições financeiras podem te oferecer produtos que estejam de acordo com a sua realidade financeira. 

Se você normalmente viaja muito a trabalho, um banco pode te oferecer um cartão de crédito com cashback em compras internacionais ou ausência de tarifas para saques em outros países, por exemplo. 

Competitividade e inovação no setor

Outra grande vantagem é o aumento da competitividade. Em um mercado onde vários bancos podem conhecer o seu perfil e oferecer propostas que superem seus concorrentes, as qualidades dos serviços tendem a melhorar, sendo bom para os consumidores. 

Com o aumento da concorrência entre os bancos e instituições financeiras, ambos podem proporcionar preços mais baixos para produtos e serviços financeiros, sendo benéfico para os clientes com as taxas de juros mais baixas e melhores condições de contrato. 

Falando de inovação, a maior troca de informações pode ser uma tendência para que startups do ramo financeiro virem peças importantes, oferecendo serviços financeiros inovadores e não convencionalmente bancários. 

Leia também: O que é open finance? Reunimos tudo o que você precisa saber

Segurança para os consumidores

Pessoa usando o open banking

O Open Banking leva a segurança a sério por meio do controle de quem pode acessar os seus dados. Somente com o seu consentimento é possível que suas informações sejam compartilhadas. 

Ao fornecer uma visão mais ampla das suas finanças, o Open Banking te ajuda a escolher com mais sabedoria sobre como e onde utilizar o seu dinheiro. 

Afinal, entender sobre os seus próprios dados pode te ajudar a negociar taxas, mudar de instituição financeira com confiança ou adotar novas ferramentas que te ajudam mais ainda ter controle do seu dinheiro

Inclusão financeira

Por último, a tecnologia também pode ajudar as populações mais carentes que não possuem um histórico de crédito tradicional. 

Ao avaliar as fontes financeiras não tradicionais, como os pagamentos de serviços públicos e histórico de aluguéis, pessoas mais carentes podem ter acesso a empréstimos e produtos bancários que de outra forma talvez fossem negados. 

Quais os impactos do Open Banking para os consumidores?

Os principais impactos da funcionalidade é a segurança. O controle de quem pode acessar os seus dados bancários está literal e figuradamente em suas mãos. Serão compartilhados com a sua permissão. 

Além disso, com o entendimento dos seus dados, você poderá escolher as melhores ferramentas e bancos que te ajudem ainda mais no controle do seu dinheiro. 

Sendo assim, o Open Banking traz mais simplicidade para o dia a dia dos consumidores, com um acesso fácil a uma gama de informações e facilidade da sua vida financeira. 

Qual o futuro do Open Banking?

Pessoa tocando um cadeado simbolizando a segurança do open banking

O Open Banking promete continuar crescendo à medida que os clientes procuram por serviços bancários cada vez mais modernos. 

A evolução dele também será aprimorada pelos avanços tecnológicos, com o uso de tecnologias como a inteligência artificial (IA) e a blockchain, que possuem o potencial de aumentar a segurança e a permissão de serviços financeiros inovadores. 

As soluções de IA também prometem analisar grandes quantidades de dados em tempo real para a detecção de atividades fraudulentas e, ao mesmo tempo, permitir verificação de identidade robusta e aumentar a segurança geral de plataformas de Open Banking. 

Leia também: 12 melhores aplicativos para controle financeiro e organização de contas

Conclusão

Vimos que o Open Banking não é apenas uma tendência no setor financeiro, mas uma alternativa que dá poder ao consumidor e garante que as experiências bancárias sejam mais seguras e centradas na decisão do consumidor. 

Enquanto isso, as instituições e bancos podem inovar e competir para oferecer o melhor serviços, taxas e juros mais baixos. E é aí que o cliente sai ganhando!

Com o avanço da tecnologia, o Open Banking irá favorecer ainda mais os consumidores e bancos, com a criação de novas oportunidades para que ambos se complementam em pontos fortes e ofertas um do outro. 

Com a ascensão do Open Banking e outras plataformas de gestão financeira, o Organizze surgiu para te ajudar a ter autonomia e simplicidade no seu controle financeiro. 

Com o Organizze, você tem acesso a um aplicativo que você pode categorizar gastos, criar orçamentos e acompanhar todas as suas despesas e ganhos mensais. Assim você consegue organizar a sua vida financeira de forma eficiente. 

Então, por que não utilizar o Organizze para gerenciar as suas finanças? Faça um teste grátis por 7 dias e tenha fluidez na sua organização financeira! 

Se você gostou do conteúdo, acesse o nosso blog e leia mais sobre dicas e curiosidades do mercado financeiro!

banner Organizze

Conselheiro de empresas, mentor, empreendedor e investidor serial apaixonado por scale-ups e venture capital. Palestrante em diversas iniciativas do ecossistema brasileiro de inovação e empreendedorismo.

Conselheiro de empresas, mentor, empreendedor e investidor serial apaixonado por scale-ups e venture capital. Palestrante em diversas iniciativas do ecossistema brasileiro de inovação e empreendedorismo.