Organização financeira pessoal: 4 dicas para colocar em ordem

A organização financeira pessoal é um importante passo para manter as finanças em ordem. Veja 4 dicas de como fazer isso neste artigo!

pessoa segurando porquinho representando a organização financeira pessoal

A organização financeira pessoal pode ser um grande desafio para muitas pessoas, afinal cuidar das finanças pessoais e muitas vezes da empresa não é fácil. 

No entanto, com um planejamento financeiro bem feito, pode ajudar a gerenciar as finanças regularmente e colocar em prática novos hábitos financeiros, além de definir objetivos mais claros de forma eficiente. 

Para te ajudar a organizar a sua vida financeira, reuni algumas dicas essenciais e que realmente funcionam para um planejamento e organização financeira eficaz. 

Continue a leitura e veja a seguir!

Como fazer organização financeira pessoal?

Para organizar as suas finanças pessoais, é interessante fazer um planejamento que será estratégico para a organização e assim, você terá mais clareza dos seus objetivos. 

Esse planejamento envolverá a análise detalhada da sua situação financeira atual, a definição de metas claras e a criação de um plano estruturado para atingir a meta. 

Com esse plano em mãos, garanto que você terá mais segurança para atingir os seus objetivos e a tão sonhada estabilidade financeira. 

Leia também: Veja 5 dicas de como separar dinheiro da empresa e pessoal + importância

No que o planejamento financeiro irá me ajudar?

Para deixar mais claro no que o planejamento financeiro pode te ajudar, você pode pensar nele como um guia que evitará que tenha surpresas desagradáveis e fique preparado para enfrentar os imprevistos financeiros. 

Com ele, você pode evitar estresse quando olhar para as suas finanças em ordem, terá mais tranquilidade e controle da saúde financeira. 

Além disso, o planejamento financeiro pode ser um ótimo aliado na realização dos seus sonhos e objetivos. Se você sonha em comprar uma casa ou fazer uma viagem, pense nesse planejamento como um mapa em direção a transformação dos sonhos em realidade. 

A construção de um futuro financeiro mais sólido, como o uso de investimentos e poupança, também são maneiras de garantir um futuro mais tranquilo para você. Aqui, o planejamento também pode ser eficaz. 

Quais são os 4 passos para a organização financeira?

pessoa adicionando moedas em recipiente, representando a organização financeira pessoal

Já falei como o planejamento financeiro pode te ajudar e agora vamos ver como ele funciona na prática. 

Para você construir um planejamento eficaz para a sua organização financeira pessoal, veja as dicas a seguir! 

Saiba o que você ganha e gasta mensalmente

Com a previsibilidade de receita e despesas mensais registradas, você já pode começar o seu planejamento. 

Com um cálculo bem simples, é possível ver se as suas contas batem e se o dinheiro que ganha é suficiente para arcar com os todos os seus gastos. Se as despesas são maiores que os seus ganhos, significa que a saúde financeira não está legal. 

Para isso, anote no local que reservou para fazer o seu planejamento, as entradas e saídas de dinheiro. Dessa forma, você conseguirá se organizar e saber se precisa de dinheiro extra ou se deve começar a poupar. 

Prepare um orçamento para as contas 

Nesta etapa, defina o quanto você pode desembolsar para as contas mensais. 

Com isso, organize as suas despesas variáveis e as fixas, colocando em ordem as despesas que são valores variados a cada mês e contas que precisam ser pagas sempre no mesmo valor, respectivamente. 

Com isso, você consegue avaliar se a sua renda é suficiente ou se precisa recorrer a estratégias para aumentá-la. 

Além disso, você poderá ver se os seus gastos variáveis são desnecessários e se podem ser cortados do orçamento. Afinal, são muitas vezes esses gastos que comprometem a saúde financeira de muitas pessoas. 

Estabeleça metas

Agora é hora de estabelecer as suas metas! Neste passo, você pode pensar se deseja juntar dinheiro para viajar, comprar uma casa, um carro ou se vai investir na educação dos filhos. 

Uma forma eficaz de estabelecer essas metas é definir o que você deseja fazer em um determinado intervalo de tempo. 

Assim, você terá mais clareza para economizar, seja para viajar nas férias para o lugar dos sonhos ou para atingir qualquer outro objetivo que precise de investimento. 

Estabelecer metas pode se tornar uma motivação para você manter o controle financeiro. 

Poupe dinheiro

pessoa calculando despesas pelo celular para fazer organização financeira pessoal

Chegou a hora de poupar! O importante aqui é guardar uma parte da sua renda a cada mês. Com isso, será possível você fazer uma reserva financeira para alcançar as suas metas ou para lidar com emergências. 

Mas nos dois casos é fundamental definir o quanto você pode poupar do seu salário. 

Caso veja que o seu orçamento está bastante comprometido e ainda não consegue poupar, considere as possibilidades que tem para ganhar mais, como trabalhar de freelancer em alguma área que goste ou tenha habilidade. 

Uma renda extra pode trazer um alívio enorme na gestão financeira. 

Leia também: Método 50-30-20: o que é e como usar para organizar as finanças

Faça a sua organização financeira pessoal com o Organizze

Com a ajuda da tecnologia, você também pode ter uma gestão financeira eficiente e prática. 

O Organizze é um app de gerenciamento financeiro completo, que proporciona a você um controle de orçamento em tempo real de forma segura. No app, você pode inserir todas as informações financeiras em seu smartphone ou computador. 

Com ele, você pode gerenciar a sua carteira, com o registro dos ganhos, gastos mensais, faturas do cartão de crédito e contas bancárias. 

O app é simples e intuitivo, o que te ajuda na hora de fazer o seu orçamento mensal, estabelecer as suas metas e poupar dinheiro. 

Faça um teste grátis de 7 dias e tenha uma gestão financeira organizada e flexível!

banner Organizze

Conclusão

Pronto para colocar as dicas em prática e ter uma organização financeira eficaz? 

Se você precisa se organizar financeiramente para atingir algum objetivo ou simplesmente para montar uma reserva de emergência, é hora de começar o seu planejamento. 

Com os passos que listei acima, ficará mais fácil de você ter o seu planejamento financeiro detalhado e rico de informações para começar a ter uma vida financeira mais organizada. 

Porém, nunca se esqueça de estabelecer limites para os seus gastos desnecessários e avaliar se precisa cortar ou se pode manter. 

Monitorar também de perto as suas finanças é uma ótima forma de controlar e criar as suas metas financeiras com mais facilidade. E se for preciso use um app de gestão financeira ou planilha para isso. Gostou do conteúdo? Se sim, acesse o blog do Organizze e veja mais dicas e informações úteis sobre gestão financeira!

Conselheiro de empresas, mentor, empreendedor e investidor serial apaixonado por scale-ups e venture capital. Palestrante em diversas iniciativas do ecossistema brasileiro de inovação e empreendedorismo.