O Dia do Consumidor, também conhecido como “a Black Friday do primeiro semestre”, é um evento importante tanto para quem vende, quanto para quem compra. Não à toa, essa é considerada a primeira grande data do ano no calendário comercial do e-commerce.
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O que é Dia do Consumidor?
O Dia do Consumidor foi criado originalmente pelo ex-presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, em 1962. Instituído para celebrar os direitos dos consumidores, ele chegou em terras brasileiras somente em 2014. Assim como a Black Friday, a data tem ganhado a simpatia do comércio. Como consequência da alta lucratividade, as lojas passaram a oferecer descontos e promoções durante toda a semana.Quando é o Dia do Consumidor?
Mas, afinal de contas, quando é o Dia do Consumidor? Oficialmente, ele acontece no dia 15 de março. Apesar disso, como mencionamos, o comércio estendeu o evento. Em razão disso, é comum encontrar ofertas na semana anterior e posterior à data.Quais foram os resultados da última edição?
Segundo o estudo da All in, o mês anterior ao Dia do Consumidor foi marcado por um aumento significativo no número de acessos no e-commerce. Isso reforça a importância de divulgar ofertas com antecedência para gerar tráfego. Os dados de 2022 demonstram que os acessos disparam antes, mas as vendas tiveram seu pico no dia 15 de março. Esse comportamento aponta que os consumidores tendem a pesquisar e monitorar as ofertas até a data promocional. As categorias que mais geraram faturamento na última edição foram: telefonia; eletrodomésticos; informática; moda e acessórios. Em relação ao número de pedidos, o destaque ficou para: moda e acessórios; beleza e perfumaria; alimentos e bebidas; saúde; e utilidades domésticas.Como vender mais no Dia do Consumidor 2023?
Crie ofertas atrativas
O primeiro passo para vender mais no Dia do Consumidor é oferecer promoções e descontos realmente vantajosos. Parece óbvio, mas às vezes o óbvio precisa ser dito. Encontre um ponto de equilíbrio para não afetar a sua margem de lucro. Além disso, escolha produtos em tendência e que tenham mais rotatividade no seu estoque. E, para manter a competitividade do seu negócio, estude os preços e as estratégias da concorrência.Divulgue as ofertas com estratégia
Já comentamos sobre a importância de divulgar as ações promocionais com antecedência. Portanto, tenha um cronograma de divulgação. Assim você vai gerar tráfego e visibilidade para a sua loja. Além das mídias pagas (como a compra de palavras-chaves no Google e o remarketing nas redes sociais), você pode gerar expectativa no consumidor. Antes da data oficial, implemente ações de engajamento nas redes. Uma forma de fazer isso é divulgar ofertas e cupons exclusivos.Cuide da experiência do cliente
É indispensável que a experiência de compra seja incrível. Além de preços competitivos, o seu negócio online deve oferecer eficiência e praticidade. Portanto, verifique a infraestrutura tecnológica do seu site. O atendimento ao cliente também é um fator importante. Em caso de problemas ou dúvidas, o consumidor deve ter acesso fácil aos canais e receber respostas eficazes.Ofereça vantagens no frete
Uma outra forma de se destacar da concorrência é oferecer vantagens no frete. Segundo a All in, 60% dos pedidos realizados durante a Semana do Consumidor em 2022 tiveram frete grátis. O seu negócio não pode arcar com os custos de transporte? Não se preocupe. Aqui vão algumas sugestões para resolver esse problema: pedidos acima de um determinado valor;- ofereça o benefício em compras acima de determinado valor;
- ofereça o benefício para produtos e/ou categorias específicas;
- ofereça o benefício para regiões mais estratégicas do país;
- ofereça o benefício para primeira compra de novos consumidores.
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