13º salário: como usar de forma mais inteligente

Como usar seu 13º salário de forma mais inteligente? Nessa matéria, te damos dicas infalíveis!

13º salário
13º salário

O 13º salário é, para muitos brasileiros, motivo de alívio. O pagamento ocorre no final do ano, período que costuma acompanhar despesas com festividades, presentes e outros compromissos. Apesar da euforia que vem com o dinheiro extra, é importante utilizá-lo de forma inteligente. 

Muitos brasileiros vivem sob o lema “dinheiro na mão é vendaval”. Gastar sem limites pode parecer muito libertador, mas também custa caro. Portanto, selecionamos algumas maneiras de como gastar o 13º salário e organizar o seu orçamento. 

Como gastar o 13º salário?

1. Quite as suas dívidas

Se você chegou ao fim do ano endividado, é preciso ponderar sobre qualquer dinheiro extra. Nesse caso não seria diferente. Um bom uso para o benefício é pagar suas dívidas. Afinal, você pode utilizar o montante para negociar as dívidas e, quem sabe, reduzir os juros e o valor das próximas parcelas.

2. Pague despesas à vista

Aqueles que deixaram o planejamento financeiro de lado podem ter dificuldade em lidar com as despesas desse período. Festas, presentes, viagem de férias, gastos escolares, IPTU, IPVA e outros compromissos podem comprometer o seu orçamento. Portanto, é uma boa ideia usar parte da renda extra para negociar tudo à vista com desconto.

Leia também: Como economizar em viagens?

Nada melhor do que um aplicativo de gerenciamento de finanças para te dar controle sobre suas receitas e despesas, certo? No Organizze, você pode registrar receitas e despesas de uma forma simples e intuitiva.

E, claro, tem acesso a uma variedade de recursos que te ajudam a entender o balanço mensal e, mais importante, a atingir os seus objetivos financeiros. 

3. Gaste com as festas de fim de ano

Mencionamos os que não se planejaram acima, mas verdade seja dita: essas festividades sempre têm imprevistos. É possível que você reserve um valor para gastar e, no final das contas, ele não seja suficiente. Para evitar parcelamentos e eventuais dívidas, recomendamos que você gaste parte do décimo terceiro salário com esses eventos.

4. Compre presentes com o 13º salário

Outro grande gargalo de dinheiro no fim de ano são os presentes. Em uma oportunidade anterior, ensinamos a não fazer dívidas com as compras de Natal. Uma outra forma de evitá-las é recorrer à renda extra. E, claro, com o dinheiro em mãos você pode pagar à vista e pedir descontos.

13º salário
Antes de gastar o décimo terceiro salário, pense em como fazê-lo de uma forma mais estratégica (Imagem: Freepik)

Leia também: O que é cashback e como ele te ajuda a economizar?

5. Cubra as despesas de janeiro

Já mencionamos anteriormente, mas tanto o final quanto o início do ano chegam com muitos gastos. Janeiro, em especial, pode ser um mês desafiador para o orçamento. Por isso, quando receber o décimo terceiro salário, lembre-se de reservar uma parte para os gastos que estão pela frente.

6. Crie uma reserva de emergência com o 13º 

Se você acompanha o nosso blog, certamente já ouviu falar na importância de ter uma reserva de emergência. Esse dinheiro deve cobrir de 3 a 6 meses de gastos mensais para o seu sustento. Assim, caso ocorra algum imprevisto (como uma demissão), você está bem preparado. Você não terá arrependimentos se destinar o seu 13º a esse objetivo!

7. Investir o dinheiro

Mas, se você já possui uma reserva financeira, outra saída interessante é investir o 13º salário. Você pode escolher uma opção de investimento a curto, médio ou longo prazo a depender dos seus projetos para o dinheiro. O importante é que ele estará seguro e rendendo ainda mais dinheiro.

Ainda que você possa escolher uma única opção da lista para destinar toda a sua renda extra, lembre-se sempre de ter equilíbrio. Uma vez que você conhece bem a sua situação financeira, é fácil determinar quais são as prioridades na hora de gastar.

Leia também: Como evitar compras por impulso e dívidas?

Gostou desse conteúdo? Aprenda mais sobre educação financeira conosco. Te ajudamos a ter uma vida financeira mais saudável não apenas por aqui, mas também nas redes sociais!

Conselheiro de empresas, mentor, empreendedor e investidor serial apaixonado por scale-ups e venture capital. Palestrante em diversas iniciativas do ecossistema brasileiro de inovação e empreendedorismo.