Reduzir as contas da casa drasticamente é possível, mas muitos sequer não imaginam isso. Em determinadas situações, inclusive, o consumidor pode até mesmo zerar as despesas de consumo (ou quase isso). Parece um sonho, não?
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Estamos falando da suspensão temporária de serviços. Essa medida é mais comum nas férias, mas cai bem sempre que a casa ficar vazia por períodos prolongados de tempo. Mas nada impede que o consumidor recorra à medida quando o orçamento estiver mais apertado, desde que respeite as regras.
A possibilidade, autorizada pela Anatel na resolução de 2013, se justifica no direito de não ter que pagar por um serviço que não foi utilizado. E, claro, o cliente poderia simplesmente recorrer ao cancelamento. Mas, nesse caso, ele teria que arcar com os custos e as burocracias de reinstalação, se existirem. Sem dúvidas, a suspensão é um grande facilitador nesse sentido.
Quais são as regras para pedir a suspensão das contas?
Mas não se empolgue muito: esse recurso não pode ser adotado a todo momento e de qualquer maneira. A maioria das empresas permite a suspensão dos serviços pelo prazo mínimo de 30 e máximo de 120 dias. Além disso, a ação pode ser tomada apenas uma vez por ano.
Há, contudo, empresas que oferecem a suspensão de serviços por 15 dias e, em outro momento do mesmo ano, dos 15 dias restantes. Esse é um fator importante a ser considerado antes de começar a fazer ligações.
Além disso, não há carência para a solicitação. O consumidor pode solicitá-la ainda que tenha acabado de contratar o serviço. Um requisito importante, no entanto, é estar em dia com os pagamentos. Se você está inadimplente, terá que quitar todas as pendências para, somente depois, pedir a suspensão.
Quais serviços podem ser suspensos?
Os serviços regulamentados pela resolução da Anatel são contas de telefone, internet e TV. Apesar disso, outros serviços adotaram a medida , que contam com regras específicas determinadas por cada empresa. Abaixo, citamos as principais:
- Conta de luz;
- Conta de água;
- Fornecimento de gás;
- Serviço de internet (fixo ou móvel);
- Algumas plataformas de streaming;
- Alguns serviços por assinatura;
- Matrículas em academias;
- Cursos.
Por via das dúvidas, recomendamos que você entre em contato com o suporte de cada serviço que deseja suspender. Se não se tratar de uma opção regulamentada, você poderá verificar se a companhia oferece a suspensão e quais são as regras. Na maioria dos casos, essas informações estão presentes no contrato.
Como pedir a interrupção temporária de serviços?
Para realizar o pedido, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) das empresas. Nesse processo, é vedada qualquer cobrança (salvo de inadimplências) em caso de serviços regulamentados pela Anatel.
O contato deve acontecer com, pelo menos, 48 horas de antecedência da data que deseja cessar a prestação do serviço. Depois disso, as empresas têm até 24 horas para realizar a interrupção. A reativação é feita automaticamente após o prazo, mas você pode solicitá-la antes, se desejar.
Se conseguir suspender todos os serviços da sua casa enquanto estiver de férias, você terá zerado todas as despesas de consumo (ou quase). Além da economia drástica de dinheiro, você poderá aproveitar a sua viagem sem se preocupar tanto com os gastos extras.
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