“Como aumentar meu score” é uma pergunta feita por muitos brasileiros. Afinal de contas, basta um deslize para que a avaliação caia drasticamente. E, bom, esse é um fator decisivo na vida financeira de qualquer pessoa. O score é visto até em situações mais simples, como na solicitação de um cartão de crédito.
- Como consultar score de crédito? Confira o passo a passo!
- Lei do Superendividamento: como renegociar dívidas?
Apesar disso, ele mostra o seu verdadeiro valor nos cenários mais drásticos. Quando você precisa renegociar uma dívida ou ainda pedir empréstimos e financiamentos, ele está lá. Esse fator também interfere nas taxas e condições de pagamento.
Como funciona o score de crédito?
Antes de irmos ao que interessa, é importante que você entenda como esse sistema funciona. Para começar, a pontuação dos consumidores é calculada por birôs de crédito. E, atualmente, o mais popular do mercado é o Serasa Score. Ele segue as seguintes faixas de classificação:
- De 0 a 300 pontos: ruim;
- De 301 a 500 pontos: regular;
- De 501 a 700 pontos: bom;
- De 701 a 1000 pontos: muito bom.
Segundo esses parâmetros, então, quem ultrapassa o marco de 500 pontos já possui um score positivo. No entanto, o ideal mesmo é ter uma pontuação acima de 700. Mas, afinal, como chegar lá?
Como aumentar meu score de crédito na prática
1. Limpe o seu nome
O primeiro passo para galgar posições mais altas é limpar o seu nome. Afinal de contas, esse é um dos fatores mais importantes na sua avaliação. Portanto, negocie com os credores e pague tudo o que está pendente. Sem isso, dificilmente o seu score mudará.
Em outras oportunidades, nós do Organizze explicamos como organizar o seu salário para viver bem o mês inteiro. E, claro, consideramos a possibilidade de você ter dívidas. Nesse texto, te ensinamos uma estratégia para se livrar delas de forma responsável. Mas, se você quiser acelerar o processo, pense em formas de fazer uma renda extra.
2. Pague as suas contas em dia
Uma vez que o seu nome está limpo, está na hora de mostrar que o seu comportamento mudou. Para tanto, pague as suas contas em dia. Isso é indispensável para que o mercado tenha mais confiança em você. Não estranhe, portanto, se o seu score não aumentar imediatamente. Esse processo leva algum tempo.
Talvez fazer um orçamento e obter uma forma de renda extra não sejam suficientes para recuperar a sua saúde financeira. Mas não se desespere! Você pode cortar gastos para economizar o seu dinheiro. E, claro, nós também te ajudamos nisso!
3. Atualize os seus dados no Serasa
Ainda que pareça algo simples e, no primeiro momento, irrelevante, atualizar seus dados no Serasa tem um impacto positivo no seu score. Quanto mais precisas forem as informações básicas sobre você, mais confiável o seu cadastro será. Isso inclui idade, endereço, telefone e outros dados do gênero.
Simples assim, viu? Se você der atenção a esses três pontos, em breve o seu score de crédito será positivo e, quem sabe, acima dos 700 pontos. Além disso, esse processo é uma ótima oportunidade para rever a sua maneira de lidar com as finanças e o orçamento da casa. No fim, além de um score alto, você terá mais controle sobre seus gastos.
Deixe uma Resposta