Como saber se meu nome está sujo?

nome sujo
nome sujo
Se você desembarcou nesta matéria, a pergunta “como saber se meu nome está sujo?” provavelmente está na sua cabeça há algum tempo. Pagar os boletos e evitar as dívidas pode ser um verdadeiro desafio em alguns momentos. Hoje, vamos te ajudar a resolver esse ponto de interrogação. Antes de irmos ao passo a passo, é importante responder quanto tempo demora para uma dívida ser negativada. Em geral, as empresas credoras aguardam até um mês para enviar o CPF do consumidor para os serviços de proteção ao crédito, como o Serasa.  Depois disso, o indivíduo em débito receberá comunicados físicos e/ou virtuais que informam sobre o débito. Após o primeiro aviso de cobrança, o consumidor tem até dez dias para pagar a dívida. Caso isso não ocorra, ela entrará na base dos órgãos de proteção de crédito e qualquer empresa poderá consultá-la.

Como consultar nome sujo?

É muito simples verificar se o seu nome está negativado: basta consultar o seu CPF no site ou no aplicativo do Serasa (Android l iOS l Web). Além de saber se há dívidas pendentes, você verá dados como a data da negativação, o valor do débito e informações da empresa credora. Acompanhe as etapas a seguir para realizar o processo:
  1. Acesse o site ou o app da Serasa e selecione o comando “Consultar CPF grátis”;
  2. Informe seu login e senha. Se não tiver, faça o cadastro na plataforma;
  3. Depois, clique em “Meu CPF” e realize a consulta. Além de verificar suas dívidas, você também pode conferir o seu score de crédito.

Quais são as consequências de ter dívididas negativadas?

nome sujo
Dívidas negativadas podem impedir que você realize empréstimos, financiamentos e outros (Imagem: karlyukav via Freepik)
Uma das principais e, talvez a primeira, das consequências é a restrição de crédito. Se você tiver dívidas em aberto, as chances de aprovação em um financiamento, empréstimo ou cartão de crédito caem drasticamente. Afinal de contas, as instituições bancárias analisam o perfil do consumidor e restrigem a oferta desses produtos. Naturalmente, nesse processo, o seu score de crédito cairá. Além disso, é possível que você seja tenha dificuldades em realizar compras parceladas e criar uma nova conta corrente. Atividades comuns, como realizar matrícula em instituições de ensino particulares, também podem ser dificultadas. Outra consequência de ter o nome sujo é a restrição do valor disponível na conta bancária, em caso de dívidas muito altas. A empresa credora pode solicitar judicialmente que esse dinheiro seja utilizado para quitar os débitos, assim como penhora de imóveis e/ou veículos. Se você fez a consulta do seu CPF no Serasa e viu que existem dívidas ativas no seu nome, não se desespere. Nessa matéria, nós da Organizze criamos um guia simples para te ajudar a limpar o seu nome e quitar todas as suas dívidas.
Conselheiro de empresas, mentor, empreendedor e investidor serial apaixonado por scale-ups e venture capital. Palestrante em diversas iniciativas do ecossistema brasileiro de inovação e empreendedorismo.