A época de pensar nos presentes de Natal e, finalmente comprá-los, chegou. Há quem ame todo o processo e quem não goste tanto. Mas, quando o assunto é planejamento financeiro, não importa em qual grupo você se encaixa. Para evitar dívidas, todos devem tomar cuidado.
Infelizmente, muitos brasileiros negligenciam as contas e, levados pela tradição, compram mais do que podem. O resultado não poderia ser mais negativo: parcelas que se arrastam e comprometem o orçamento dos próximos meses.
Mas, afinal, como comprar presentes de Natal sem fazer dívidas? É importante que você lembre, antes de avançarmos, que o fim do ano acompanha muitos gastos. Além do que ficará embaixo da árvore, há custos com a festa, a ceia que será servida, possíveis viagens e outros compromissos financeiros.
Como comprar presentes de Natal sem se endividar?
1. Conheça as suas finanças
Sabendo disso, é indispensável que você conheça as suas finanças. Reserve um tempo para fazer as contas: quanto você deve reservar para pagar as contas fixas e variáveis e, em seguida, quanto sobra do seu salário para os agrados de Natal.
Nada melhor do que um aplicativo de gerenciamento de finanças para te dar controle sobre suas receitas e despesas, certo? No Organizze, você pode registrar receitas e despesas de uma forma simples e intuitiva. E, claro, tem acesso a uma variedade de recursos que te ajudam a entender o balanço mensal e, mais importante, a atingir os seus objetivos financeiros.
2. Estabeleça um teto de gastos
Agora que você conhece o seu orçamento, está no momento de criar um teto de gastos. Pense em todos os compromissos do final e do começo do ano. Esse cálculo deve incluir não apenas as despesas fixas, mas também as variáveis. Com esses fatores em mente, determine um valor que será destinado a compra dos presentes do Natal.
3. Faça uma lista de presentes de Natal
Embora você já tenha um número em mente, o trabalho de verdade começa agora. Afinal de contas, é preciso encaixar os presentes dentro das suas possibilidades. Ainda que você queira dar o melhor item da prateleira, se mantenha firme. Com o planejamento adequado, será possível fazê-lo no próximo Natal.
Por enquanto, crie uma lista de itens alinhados com a realidade do seu orçamento. Para facilitar o processo, divida o valor total pela quantidade de pessoas que serão presenteadas. Assim, você saberá a média de valor que pode gastar com cada compra.
Leia também: Como comprar na Black Friday sem se endividar?
4. Não deixe para comprar de última hora
Um erro muito comum na hora de comprar os presentes de Natal é deixar para última hora. Repare na sua cidade como o comércio fica movimentado nos dias que antecedem a data. O mais prudente é comprar antes e, de preferência, na internet. Dessa forma, você terá tempo hábil para pesquisar preços e garimpar o melhor presente possível.
5. Aproveite as promoções da Black Friday
Já que falamos em comprar com antecedência, que tal aproveitar a Black Friday? Com o grande volume de promoções, ofertas e cupons de desconto que acompanham esse evento, é possível que você consiga ótimos negócios. E, com a economia, você pode obter itens de maior qualidade ou, se quiser, presentear mais pessoas.
6. Prefira comprar online
Ainda que o comércio da sua cidade possa oferecer bons preços, a Web está repleta de anúncios. E, nela, é mais provável que você encontre o que procura por preços menores. Se adotar essa estratégia, contudo, fique atento aos prazos. Compre com antecedência e, se houver algum atraso na entrega, você ainda terá alguns dias de segurança.
Leia também: Calculadora de combustível: como saber o valor na viagem?
7. Aposte em experiências
Para aqueles que estão com o orçamento apertado, há uma solução interessante: aposte em experiências. Existem inúmeras formas de agradar quem você gosta sem gastar muito dinheiro. Em alguns casos, inclusive, o dinheiro sequer entra em jogo.
As possibilidades são infinitas e, no final das contas, dependem de quem será presenteado. Você pode organizar um piquenique no parque, um passeio na praia mais próxima ou ainda uma volta turística na cidade. A chave aqui é explorar a sua criatividade!
8. Dê presentes de Natal feitos por você
Falando em criatividade, você ainda pode dar presentes de Natal feitos pelas suas próximas mãos. Mais uma vez, as possibilidades não tem fim. Mas, para te ajudar, vamos dar alguns exemplos: você pode fazer o doce favorito de quem deseja presentear, fazer um artesanato (como uma peça em crochê), criar um poema ou até mesmo montar uma playlist personalizada.
Leia também: Como economizar em viagens?
Gostou desse conteúdo? Aprenda mais sobre educação financeira conosco. Te ajudamos a ter uma vida financeira mais saudável não apenas por aqui, mas também nas redes sociais!
Deixe uma Resposta